sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Os Melhores Repertórios do Ballet Clássico



A quantidade de gente que assiste e gosta de Ballet clássico está diminuindo cada vez mais. Assim como a quantidade de gente que vai à espetáculos de teatro (digo os mais cult, e não os Stand Up Comedy só). E eu acho que esse tipo de cultura não pode morrer só pelo fato de que hoje, o que é clássico é considerado chato e antiquado.
Eu mesma fui duas poucas vezes assistir Ballet clássico ao vivo... Mas não por desinteresse... muito pelo contrário! Foi mesmo por falta de oportunidade. (Sad Face) Não significa que não entre no youtube quase diariamente pra assistir vááários ballets.
Então resolvi dar umas dicas dos repertórios mais legais (da minha humilde opinião), para todos aqueles que amam ballet e aqueles que não suportam o clássico... mas que talvez queiram experimentar pela primeira vez algo que é realmente divertido.
#Let'sGoDance?!




Coppélia (estréia em 1970)


Franz... noivo de Swanilda (a jovem mais bonita da aldeia)... encontra uma misteriosa menina que dedica todo seu tempo à leitura na janela do Doutor Coppelius... Desde esse momento tenta fazer essa menina o notar... dança pra ela, faz gracinhas, manda beijos... mas o livro é mais interessante.
Swanilda... Noiva de Franz (dãããã)... vê seu noivo cortejando a misteriosa garota e jura vingança contra os dois.
A menina misteriosa... Nada mais que uma boneca criada pelo Doutor Coppelius... mas ninguém sabe disso ;)
Em sua vingança Swanilda entra na casa do Doutor Coppélius com suas amigas... porém ele chega antes do esperado e todas, menos Swanilda, escapam. Para não ser pega, esta veste as roupas da boneca Coppélia e se passa por ela...

Não vou contar toda a história... vou só dar o gostinho pra vocês :)

*Repertório em 3 Atos.
*Original de: Arthur Saint-Léon
*Melhor parte: Dança de Swanilda como a boneca Coppélia no Segundo Ato. (hilária)
*Gosto muito da variação do Royal Ballet de 2000 (mesmo antiga me encanta e tem no Youtube)

 

O Quebra-Nozes (estreia em 1892)


Nesse ballet de composição musical de Tchaikovsky, Clara ganha um quebra-nozes de presente de Natal de seu padrinho e se apaixona imediatamente por ele. Fritz, seu irmão, o rouba e acidentalmente o quebra.
Seu padrinho conserta o braço do boneco mas Clara vai dormir #CHATIADA.
Quando acorda no meio da noite percebe que seu boneco quebra nozes está vivo.
Ratos malvados tomam conta do lugar e de repente eles dois são transportados para uma terra mágica.
O quebra-nozes se transforma em um príncipe e os dois viajam por essa terra cheia de flocos de neve dançantes.
A fada açucarada recebe o príncipe e sua acompanhante Clara, em uma festa em seu Reino dos Doces, e juntos eles contam suas aventuras e comem muuuuuitas gordices :D :D
No final, Clara acorda e percebe que tudo se passou de um sonho sensacional.

* Repertório em 2 Atos
* Coreografia original de: Marius Petipa e seu assistente Leon Ivanov.
* Melhor parte: Coda da fada açucarada no Segundo Ato - sim, previsível- (quase impossível alguém não conhecer a música desse Coda)
* Gosto da versão da Mariinsky Theater Ballet Company de 2013 (se quiserem procurar no Youtube tem)



La Esmeralda (estréia em 1844)

Esmeralda é uma bela cigana que se casa com o poeta Gringoire para livrá-lo da morte pelo rei cigano. Porém está apaixonada por Phoebus.
Mas o perigoso Claude Frollo, que só tinha olhos para Esmeralda, manda seu capanga Quasímodo (o corcunda) raptá-la para tê-lo só para si.
Há muitas batalhas pelo amor de Esmeralda durante o repertório, o que o torna inquietante. E se eu fosse citar todas as brigas com facas e punhais ia ocupar o post inteiro. rs
A briga mais importante é quando Frollo parte para cima dos amantes (Esmeralda e Phoebus) e esfaqueia Pheobus usando a adaga que era de Esmeralda. Quando Frollo chama as autoridades Phoebus está no chão inconsciente e Esmeralda é condenada à morte. Porém quando todos se despedem de Esmeralda antes de ir pra forca, Pheobus aparece vivo e bem e revela o segredo, incriminando Frollo e inocentando Esmeralda. Frollo tenta atacar novamente mas Quasímodo esfaqueia seu mestre até a morte e Esmeralda e Phoebus se reunem finalmente.

* Repertório em 3 atos e 5 cenas
*Coreografia original de: Jules Perrot
* Melhor parte: Difícil decidir... mas vou ser previsível e escolher o Coda da Esmeralda no Ato 2.



O Lago dos Cisnes ( estréia em 1877)

Baseado em um conto de fadas alemão, esse repertório com músicas compostas por Tchaikovsky é trágico mas é lindo de se ler, de se ouvir e principalmente de se ver.
O Príncipe Siegfried vai à caça, quando na verdade era para escolher uma noiva entre 6 princesas, e encontra alguns cisnes. Quando já está próximo à atirar uma flecha um um dos cisnes que voou, este se transforma em uma linda menina, Odette. Porém quando ele se aproxima dela, ela se assusta mas ele explica que não vai fazer mal algum à ela. Ela conta à ele que ela é uma princesa e que fora enfeitiçada por um feiticeiro do mal e que seu destino era ser um cisne menos durante a noite.
Conta também que o lago é feito das lágrimas de sua mãe e que para pôr fim em sua eterna maldição, esta precisa se casar com um jovem virgem que jurar fidelidade e casar-se com ela. Mas se ele a trair ela continuará cisne para sempre. O príncipe convida Odette para seu baile real na noite seguiente... O feiticeiro aparece e o príncipe quer matá-lo pois já está apaixonado por Odette. Mas se o feiticeiro morrer ela também morre. O príncipe vai embora desesperado e sem saber o que fazer.
Na noite do baile o principe dança com todas as princesas que poderão ser suas futuras esposas até que chega o Barão Rothbart com sua filha Odile. O principe se encanta com Odile e como esta é semelhante à Odette, e assim jura fidelidade à ela. Porém Rothbart e Odile mostram a farça e o príncipe corre em direção ao lago.
Odette conta aos outros cisnes do plano de Rothbart e diz que pela manhã está morta. Ela conta ao príncipe que vai se matar ou ficará eternamente na forma de um cisne. Ele declara que morrerá junto à ela. Então os dois se jogam no lago, acabando com o poder de Rothbart e ficando unidos para todo o sempre após a morte.

* Repertório em 4 Atos
* Coreografia Original de : Julius Reisinger
* Melhor parte: Não consegui escolher um favorito... Então aqui vai o Coda do Cisne Negro (Odile) no Ato 3 e o Pas De Deux do Cisne Negro (Odile) com o Príncipe Siegfried, também no Ato 3.
* Gosto muito do Swan Lake do Bolshoi... acho que as variações deles são muito interessantes. E a variação da Compania do Teatro Municipal do Rio de Janeiro ficou ótima! Esse vi ao vivo <3


Além desses repertórios temos vááários outros como O Pássaro de Fogo, Corsário, Dom Quixote, Giselle, Carmem, Cinderella, Paquita, A Bela Adormecida (que já obriguei minha prima que nunca curtiu ballet à assistir ao vivo comigo a Compania Russian State Ballet... e ela não dormiu.... YAYYYY!) e vários outros que não vou ficar aqui chatiando vocês listando... hahaha

Então galera esse foi o meu post da semana... Espero que tenham gostado... E que esse post dê um ''acordaaaaa" em todos aqueles que não viram ainda como o Ballet pode ser muito divertido de se ver :) e para todos que ainda não tem muita paciência pra assistir um Ballet inteiro... Dou a dica de variações curtas que tem no Youtube... Isso ajuda a construir o gosto pelo Ballet :D Beijinhosss

Coda Odile Lago dos Cisnes - Zakharova  

Variação Esmeralda - Miko Fogarty 

Fada Açucarada, O Quebra-Nozes - Nina Kaptsova

Variação Coppélia - Leanne Benjamin


> Mary <                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário